$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ESTUDO SOBRE O SISTEMA DE CONTROLE DE FLUXO DE UMA VÁLVULA DE COMPLETAÇÃO INTELIGENTE TOTALMENTE ELÉTRICA
Autor: BRUNO GRECO DE SOUSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - ORIENTADOR
HILTON BERNARDO BETTA JUNIOR - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 45821
Catalogação:  25/10/2019 Liberação: 25/10/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45821&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=45821&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45821

Resumo:
Com o intuito de ter o controle completo sobre as zonas produtoras do poço de petróleo foi desenvolvido o conceito de completação interligente, que isola cada uma destas e as torna independentes umas das outras, otimizando o fluxo e reduzindo o número de intervenções deWorkover. Um dos principais elementos da completação, em geral, é a válvula de controle de fluxo, que é responsável por permitir o escoamento do petróleo presente dentro do anular para a coluna e então para a superfície. Estas normalmente são do tipo Sliding Sleeve, camisa deslizante, onde a movimentação de uma camisa realiza a abertura ou o fechamento da passagem de fluido para dentro da coluna. A atuação das válvulas pode ser feita de maneira hidráulica através de tubings que descem a coluna ou através de motores elétricos presentes na própria válvula alimentados por cabos, que bem como os tubings hidraulicos, descem pela coluna de produção. A válvulas de atuação hidráulica costumam ser do tipo On/Off, uma vez que só podem trabalhar em dois estados, um totalmente fechado e outro totalmente aberto, porém, as válvulas de atuação elétrica podem ser controladas em qualquer ponto no meio do caminho entre o totalmente aberto ou fechado, tornando-as mais interessantes do ponto de vista da completação inteligente. Este trabalho aborda a análise do escoamento de água do anular para o interior da coluna de produção através de uma válvula de completaçõa inteligente com atuação elétrica cuja patente pertence a empresa Ouro Negro, porém, com geometria diferente da comum Sliding Sleeve. Nesta, ao invés de uma camisa deslizante controlar o fluxo, temos eixos contendo esferas com canais internos que ao serem rotacionados por um motor elétrico fazem o controle do fluxo. Devido as altas vazões envolvidas, no presente estudo foi utilizado 10.000 barris de petróleo por dia, a abordagem do caso exige um tratamento adequado da turbulência, para tal, fez-se o uso do método Reynolds Averaged Navier-Stokes que é um método que prevê as estatísticas estacionárias baseando-se nas equações de transporte para as mesmas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui