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Coleção Digital
Título: TODA SERRA DE LONGE É AZUL: O DISCURSO DA EMOÇÃO NA INTERAÇÃO CLIENTE-EMPRESA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA DAS GRACAS DE SANTANA SALGADO
Colaborador(es): MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 4485
Catalogação: 06/02/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4485
Resumo:
Título: TODA SERRA DE LONGE É AZUL: O DISCURSO DA EMOÇÃO NA INTERAÇÃO CLIENTE-EMPRESA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): MARIA DAS GRACAS DE SANTANA SALGADO
Colaborador(es): MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 4485
Catalogação: 06/02/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4485@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4485
Resumo:
Esta tese investiga o discurso da emoção na interação
cliente-empresa a partir da análise de cartas de clientes
dirigidas a um plano de saúde sob a ótica da teoria da
polidez e da antropologia das emoções. Considerando a
emoção um construto cultural e uma prática discursiva, este
estudo observou que o cumprimento e a quebra de direitos e
obrigações dos participantes (cliente e empresa) influencia
a expressão da emoção ao mesmo tempo em que aponta aspectos
da cultura brasileira na interação burocrática
investigada.