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Coleção Digital
Título: PERSONALIDADE DE MARCAS DE FAST-FOOD: UMA COMPARAÇÃO ENTRE CONSUMIDORES JOVENS BRASILEIROS E AMERICANOS Autor: FERNANDA MARCIA ARAUJO MACIEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18184
Catalogação: 01/09/2011 Liberação: 01/09/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18184&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18184&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18184
Resumo:
Título: PERSONALIDADE DE MARCAS DE FAST-FOOD: UMA COMPARAÇÃO ENTRE CONSUMIDORES JOVENS BRASILEIROS E AMERICANOS Autor: FERNANDA MARCIA ARAUJO MACIEL
Nº do Conteudo: 18184
Catalogação: 01/09/2011 Liberação: 01/09/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18184&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18184&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18184
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo verificar quais são as dimensões de
personalidade de marca percebidas por consumidores jovens nos EUA e no Brasil,
quando se trata das marcas McDonald’s e Subway, e se essas dimensões possuem
configurações semelhantes nos dois países. Foram utilizadas as dimensões da
personalidade de marca propostas por Aaker (1997), no contexto americano, e por
Muniz (2005), no contexto brasileiro. A partir destes dois trabalhos, foi obtida
uma única escala, com 67 itens, para a medição da personalidade de marca. A
pesquisa de campo foi realizada por meio de auto-aplicação de questionários
estruturados, entregues em mãos pela pesquisadora aos respondentes. A amostra,
de conveniência, foi constituída por 203 jovens consumidores brasileiros (alunos
da PUC-Rio) e 207 americanos (alunos da Boston University). Foram
identificadas cinco dimensões de personalidade de marca, conforme estudos
anteriores, para cada uma das marcas estudadas, em cada país. A pesquisa
também verificou a influência exercida pela relação entre familiaridade de marca
e a percepção da personalidade junto aos consumidores. Os resultados foram
analisados por meio das técnicas de análise fatorial exploratória e confirmatória.
As conclusões apontam semelhanças e diferenças entre as percepções de
personalidade das marcas McDonald’s e Subway de jovens consumidores
brasileiros e americanos.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |