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Coleção Digital
Título: A ESCOLARIDADE EM CICLOS: PRÁTICAS QUE CONFORMAM A ESCOLA DENTRO DE UMA NOVA LÓGICA - A TRANSIÇÃO PARA A ESCOLA DO SÉCULO XXI Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES
Colaborador(es): FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR - Orientador
Número do Conteúdo: 4376
Catalogação: 13/01/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4376@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4376@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4376
Resumo:
Título: A ESCOLARIDADE EM CICLOS: PRÁTICAS QUE CONFORMAM A ESCOLA DENTRO DE UMA NOVA LÓGICA - A TRANSIÇÃO PARA A ESCOLA DO SÉCULO XXI Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CLAUDIA DE OLIVEIRA FERNANDES
Colaborador(es): FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR - Orientador
Número do Conteúdo: 4376
Catalogação: 13/01/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4376@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4376@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4376
Resumo:
Esse estudo apresenta as repercussões que a organização da
escolaridade em ciclos introduz no interior das escolas,
tanto para as práticas de gestão, organização e
funcionamento do espaço escolar, como para as práticas dos
professores no exercício de sua profissão. O estudo
sustenta a argumentação de que a experiência dos ciclos
conforma a escola dentro de uma nova lógica. Defende que as
mudanças para um real funcionamento da escola em um sistema
de ciclos entram em conflito com a cultura da escola, cuja
concepção de escolarização, de tempo e espaço escolares
coadunam com a lógica da escola seriada. A mudança provoca
desestabilização nos habitus dos agentes envolvidos no
processo educativo e faz com que a escola transforme-se em
um espaço de tensão e conflito, tanto entre os docentes
quanto em relação aos alunos e suas famílias. Para tecer
tais argumentos, a pesquisa desenvolve-se a partir de
análise documental, revisão de literatura, análise dos
questionários contextuais dos professores com os resultados
do SAEB 2001 e trabalho de campo, realizado a partir de
observações, entrevistas e aplicação de questionário em uma
unidade escolar da rede municipal de ensino de Niterói/RJ.
A tese apresenta: o histórico da inserção dos ciclos na
educação brasileira; as discussões teóricas que servem como
base de sustentação para a transformação da escola seriada
em escola de ciclos; a análise dos dados quantitativos
recolhidos nos questionários do SAEB que proporcionaram
captar as repercussões da implantação dos ciclos no
contexto do Brasil, região sudeste e Rio de Janeiro; as
repercussões trazidas pela política de ciclos no município
de Niterói, estendida para todo o Ensino Fundamental, a
partir da análise dos documentos da secretaria de educação,
bem como do funcionamento de uma unidade escolar organizada
em sistema de ciclos e as implicações que daí decorrem.