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Coleção Digital
Título: SOBRE O PENSAMENTO FILOSÓFICO E SUA SOBREVIVÊNCIA NUM MUNDO TÉCNICO: ESTUDOS A PARTIR DA OBRA DE MARTIN HEIDEGGER Autor: EDGAR DE BRITO LYRA NETTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EDUARDO JARDIM DE MORAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4341
Catalogação: 30/12/2003 Liberação: 30/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4341&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4341&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4341
Resumo:
Título: SOBRE O PENSAMENTO FILOSÓFICO E SUA SOBREVIVÊNCIA NUM MUNDO TÉCNICO: ESTUDOS A PARTIR DA OBRA DE MARTIN HEIDEGGER Autor: EDGAR DE BRITO LYRA NETTO
Nº do Conteudo: 4341
Catalogação: 30/12/2003 Liberação: 30/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4341&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4341&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4341
Resumo:
O problema está adequadamente descrito no título: Sobre o
Pensamento Filosófico e sua Sobrevivência num Mundo
Técnico. Martin Heidegger (1889-1976), tanto pela obra
como
pela sua tensa inserção na cena contemporânea, foi o
pensador escolhido como fio condutor e unificador de uma
pesquisa que tende tanto a desdobrar-se em várias outras,
como a dobrar-se sobre si mesma, posto que também sua
própria existência, enquanto trabalho filosófico feito
num
mundo cada vez mais técnico, põe-se como problema.
Questões
como as do modo de ser, mudar ou adaptar-se desse
pensamento, da sua constituição, atualização ou
destruição
na relação entre os vários pensadores, vivos e mortos,
mais
amplamente, da sua relação com um mundo do qual
simultaneamente depende e tem que transformar - relação
essa que, tratada na sua complexidade, envolve dimensões
históricas, lingüísticas, físicas, políticas e, claro,
técnicas -, enfim, todas essas questões perfazem a
constelação com que a tese lida, e em meio à qual precisa
fazer-se. Além da escolha de Heidegger como foro de
aglutinação de todos esses problemas, geralmente em
discussões com pensadores a ele diferentemente ligados,
como Marx, Lukács, Adorno, Schürmann, Arendt, Habermas,
Vattimo, Derrida, Rorty, Loparic, Safranski e Sloterdijk,
perpassa todo o trabalho uma importante questão, que é a
da
possível disposição - equivalente ao espanto posto por
Platão e Aristóteles no princípio da filosofia - para se
pensar criativa, abrangente e profundamente, num mundo
cada
vez mais segmentado e instrumental. A forma escolhida
para
o desenvolvimento da tese, dados esses dobramentos e
desdobramentos todos, foi a de uma compilação de textos,
decerto ligados entre si pelo tema, o problema da
sobrevivência do pensamento filosófico na
contemporaneidade, mas também por uma rede de possíveis
remissões internas: aquilo que um texto (que pode ser
lido
separadamente) deixa em aberto, é retomado em outro,
anterior ou posterior. Sobretudo, essa escolha se origina
de
uma busca real, não apenas temática, do que venha a ser
uma
boa práxis pensante, plástica, possível, atenta ao mundo.