$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ENTENDENDO O PAPEL DA DEMOCRACIA EM MINHAS AULAS
Autor: NINA MARIA FACCIOLI RIBEIRO VILARINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA ISABEL AZEVEDO CUNHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 43091
Catalogação:  08/08/2019 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43091@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=43091@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.43091

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo entender uma questão que surgiu durante uma das minhas aulas. Usei a Prática Exploratória como estrutura pedagógica para entender essa questão através de uma APPE (Atividade Pedagógica Potencialmente Explorável) e uma ARPE (Atividade Reflexiva Potencialmente Explorável). Enquanto estávamos desenvolvendo a APPE na qual os alunos do sexto ano deveriam formular perguntas usando por que, um aluno fez a seguinte pergunta: Por que não há democracia na aula? Essa pergunta chamou minha atenção e eu comecei a refletir sobre a minha prática em relação à democracia. A APPE levou à ARPE na qual os alunos deveriam escolher uma das frases para completar: Há democracia em aula porque... ou Não há democracia em aula porque... Neste estudo, eu tento entender as características de uma sala de aula democrática e também se há democracia na minha sala de aula. As descobertas deste trabalho podem despertar a curiosidade em outros aprendizes sobre suas práticas, suas salas de aula e democracia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui