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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CULTURA, IDENTIDADE E MEDIAÇÃO: O COTIDIANO DE UMA PROFESSORA Autor: ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TANIA DAUSTER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4271
Catalogação: 04/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4271
Resumo:
Título: CULTURA, IDENTIDADE E MEDIAÇÃO: O COTIDIANO DE UMA PROFESSORA Autor: ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
Nº do Conteudo: 4271
Catalogação: 04/12/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4271
Resumo:
Este trabalho teve como objetivo traçar a trajetória de
vida de uma professora da Educação Básica brasileira dos
dias atuais. Pretendeu-se realizar um estudo de caso
etnográfico do cotidiano dessa professora que atua
simultaneamente em espaços escolares distintos, quais
sejam, uma escola da rede pública e outra particular, a
primeira situada em uma favela da cidade do Rio de
Janeiro.
Os principais conceitos trabalhados foram cultura na
perspectiva antropológica vista a partir da busca de
significados das relações sociais situadas em diversos
contextos; identidade englobando a construção de uma
trajetória que inclui memória, numa visão retrospectiva,
projeto, numa visão prospectiva, diante de um campo de
possibilidades; e mediação através do pertencimento e da
participação de um sujeito que vive em múltiplos mundos
sociais e neles desempenha diferentes papéis. As análises
feitas incidem primeiramente sobre as escolas, suas
práticas, suas rotinas, seus principais atores. Em
seguida,
pretendeu-se reconstruir a trajetória individual dessa
professora a partir de sua história de vida e das
relações
e práticas sociais concretas estabelecidas em cada
universo. Finalmente, a mediação surgiu como parte
integrante da identidade do professor que transita por
espaços sócio-culturais distintos e estabelece canais de
comunicação entre eles.