XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: FROM THE GRAPHIC TO THE IDEOLOGICAL PROJECT: THE IMPRESSION OF NATIONALITY IN NINETEENTH CENTURY BRAZILIAN LABELS. Autor: LIVIA LAZZARO REZENDE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RAFAEL CARDOSO DENIS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 4202
Catalogação: 26/11/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4202@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4202@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4202
Resumo:
Título: FROM THE GRAPHIC TO THE IDEOLOGICAL PROJECT: THE IMPRESSION OF NATIONALITY IN NINETEENTH CENTURY BRAZILIAN LABELS. Autor: LIVIA LAZZARO REZENDE
Nº do Conteudo: 4202
Catalogação: 26/11/2003 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4202@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4202@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4202
Resumo:
The present research begins as a case study to re-think
wider subjects concerning Design History and Brazilian
History. For the last twenty-five years of nineteenth
century (from the Second Reign to the Republic) the one who
wanted to register and reassure the exclusivity of his
commercial mark should deposit one sample in any Commercial
Board established on national territory. In the Court, the
gathering of the lithographic labelssample assembled also a
vast sort of texts, images, purposes, origins and
commitments.
When this process finished with the Republic, the registry-
books were filed and lately absorbed by the National
Archive as components of the nineteenth century material
culture. Although it being a rich source for multiple
historical studies, especially those regarded
with images and visual communication, the collection of
labels was for more than a hundred years forgotten and kept
inactive as a social agent. One thematic focus was laid
over the almost thousand found labels. Were separate for
graphic analysis those who carried the image of the
Brazilian native (19 in total). They were analyzed
concerning the debate around national identity and
modernity taken throughout the nineteenth century.
Through the efforts of this research we tried not only to
recuperate part of our material culture but also to point
out new forms of understanding and reporting to our own
history nowadays.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
INTRODUCTION | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
BIBLIOGRAPHY AND ANNEX |