$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: FADIGA EM TUBOS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO
Autor: MICHEL ANGELO O W DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOAO CARLOS RIBEIRO PLACIDO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 41281
Catalogação:  10/07/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41281@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=41281@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.41281

Resumo:
A caracterização de uma coluna de perfuração foi o primeiro passo deste trabalho. A coluna de perfuração, que é formada pela conexão de vários elementos tubulares, tem como principais funções aplicar peso sobre a broca, transmitir rotação a broca, permitir a circulação do fluido de perfuração até a broca, manter o poço calibrado e garantir a inclinação e a direção do poço. Além da descrição dos componentes de uma coluna de perfuração são apresentadas as condições de trabalho, a fim de se compreender o ambiente em que a fadiga é submetida. A fadiga é a forma mais comum de falha estrutural em colunas de perfuração e, ao longo do tempo, tem sido um problema desafiador devido às solicitações impostas e ao tipo de carga aplicada. Desde modo é apresentado nesse trabalho a caracterização de uma fadiga assim como métodos de análise da mesma. A fadiga aparece quando os tubos são submetidos à rotação com flexão que causa o aparecimento de uma carga cíclica. A primeira manifestação da fadiga é o aparecimento de trincas no tubo de perfuração, que em um primeiro momento são invisíveis ao olho nu.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui