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Título: O QUE PODE UM PROFESSOR DE FILOSOFIA?: A REFLEXÃO EM TORNO DA RESPONSABILIDADE ÉTICO-POLÍTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA
Autor: BRUNO TAVARES ASSUNCAO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 38036
Catalogação:  16/05/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38036@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.38036

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo refletir e apontar as implicações ético-políticas em torno do ensino de Filosofia. Há quase uma década o ensino de Filosofia teve a sua reinserção no currículo do ensino médio, suscitando uma gama de discussões e medidas em seu entorno. Tendo como viés o conceito de responsabilidade, a partir do existencialismo de Jean-Paul Sartre, é fundamental a reflexão acerca da questão do ensino filosófico considerando a esfera da responsabilidade para com o outro. Compreender a relação apontada por Sartre, esta relação do Para-si e do Para-outro, é fundamental para dimensionar a importância de sua filosofia como constituinte de uma perspectiva do homem não apenas para o início do século, mas, sobretudo, para retornarmos ao passado e nos projetarmos ao futuro com o intuito de objetivarmos a ideia de responsabilidade, acima de tudo. Garantir o acesso ao ensino filosófico compreende, acima de tudo, um compromisso com toda a humanidade. Somente a partir da reflexão de sua existência, da existência do outro e do mundo, o Para-si compreende-se como consciência partícipe de seu papel político no mundo e a experiência da filosofia torna-se possível.

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