As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AUTISMO E INCLUSÃO: UMA PROPOSTA DE PROGRAMA EDUCACIONAL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): GISELLE MARIA DE ALMEIDA ADLER PEREIRA
Colaborador(es): CAROLINA LAMPREIA - Orientador
Número do Conteúdo: 3784
Catalogação: 21/08/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3784@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3784@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3784
Resumo:
Título: AUTISMO E INCLUSÃO: UMA PROPOSTA DE PROGRAMA EDUCACIONAL Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): GISELLE MARIA DE ALMEIDA ADLER PEREIRA
Colaborador(es): CAROLINA LAMPREIA - Orientador
Número do Conteúdo: 3784
Catalogação: 21/08/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3784@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3784@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3784
Resumo:
O presente estudo teve por objetivo desenvolver um programa
educacional para ser aplicado por professores em crianças
autistas nas turmas de educação infantil em escolas
regulares. Tendo como premissa uma programação
individualizada, buscamos a inclusão do indivíduo portador
de autismo no ambiente escolar. Este programa educacional
envolvia conceitos do Programa Comunicativo Inicial da Dra.
Geraldine Dawson para o desenvolvimento da comunicação e as
interações sociais da criança autista. Baseou-se também em
alguns aspectos para a organização do espaço educacional de
acordo com o método TEACCH. Para as questões referentes aos
comportamentos apresentados pela criança autista, a
referência foi conceitos da Análise Aplicada do
Comportamento. As atividades desenvolvidas foram baseadas
no currículo básico de educação infantil.
O estudo realizado torna-se bastante real e pertinente com
a nossa realidade educacional, mediante o número cada vez
maior de crianças portadoras de necessidades especiais nas
classes regulares e de professores que lutam contra a
precariedade de saber sobre o transtorno autista.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE GRÁFICOS |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 1 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 2 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 3 |
PDF ![]() |
CAPÍTULO 4 |
PDF ![]() |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |
PDF ![]() |