XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE METROLOGIA DIMENSIONAL Autor: ROBERTO LESSA FIGUEIREDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GREGORIO SALCEDO MUNOZ - ORIENTADOR
SERGIO LEAL BRAGA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3775
Catalogação: 15/08/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3775&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3775&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3775
Resumo:
Título: UMA NOVA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE METROLOGIA DIMENSIONAL Autor: ROBERTO LESSA FIGUEIREDO
SERGIO LEAL BRAGA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3775
Catalogação: 15/08/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3775&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3775&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3775
Resumo:
A presente Dissertação de Mestrado Uma nova abordagem
para
o ensino de metrologia dimensional, propõe uma
alternativa
de utilização de tecnologia da informação e de internet
como ferramenta educacional, focando, sobretudo, um
novo conceito de sistema educacional interativo orientado
para o treinamento de profissionais em metrologia
dimensional. O sistema implementado, cujo o acesso
foi facultado à comunidade universitária da Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e aos
profissionais e clientes da Mitutoyo Sul Americana Ltda.,
constitui-se como parte do esforço do Programa de
pósgraduação em Metrologia da PUC-Rio voltado ao
desenvolvimento de técnicas mais eficazes de ensino e
treinamento à distância em metrologia. O trabalho
aborda, também, a evolução da educação a distância (EaD),
sua utilização nos ambientes coorporativos, enfatizando
as
dificuldades associadas à disseminação da educação
vocacional profissionalizante no Brasil e no mundo.
Sugere,
ainda, ações que possam efetivar a internet como
ferramenta
eficaz na preparação de profissionais para a sua inserção
em um mercado globalizado competitivo.