XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA INTEGRAÇÃO DA SIMULAÇÃO E DA VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS Autor: ERNANDES PEREIRA DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MAURO SPERANZA NETO - ORIENTADOR
MARCELO DE ANDRADE DREUX - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3758
Catalogação: 08/08/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3758&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3758&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3758
Resumo:
Título: AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA INTEGRAÇÃO DA SIMULAÇÃO E DA VISUALIZAÇÃO DA DINÂMICA DE VEÍCULOS Autor: ERNANDES PEREIRA DE OLIVEIRA
MARCELO DE ANDRADE DREUX - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3758
Catalogação: 08/08/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3758&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3758&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3758
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar um ambiente
computacional integrado para a simulação e visualização
tridimensional da dinâmica de veículos, o SVDV. O ambiente
está dividido em três módulos: interface gráfica, simulação
e visualização gráfica. O módulo de interface, desenvolvido
em Visual Basic, gerencia os bancos de dados e serve como
ligação entre os módulos de simulação e visualização
gráfica. O módulo de simulação permite a inclusão de
diferentes modelos de dinâmica de veículos, estando
disponíveis atualmente modelos em Matlab/Simulink, Visual
C++ e MS Excel. O módulo de visualização gráfica faz
uso da poderosa linguagem de programação Maxscript, que
emprega scripts do 3D Studio Max (3DS Max). Com esta
linguagem é possível incluir inúmeros efeitos de
iluminação, texturização e modelagem, disponíveis no 3DS
Max, garantindo um elevado grau de realismo na visualização
da simulação.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES |