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Coleção Digital
Título: AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA CARGA DE GÁS EM UM SISTEMA DE CONDICIONAMENTO DE AR AUTOMOTIVO Autor: RAFAEL PRUDENCIO SACSA DIAZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3707
Catalogação: 07/07/2003 Liberação: 07/07/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3707&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3707&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3707
Resumo:
Título: AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA CARGA DE GÁS EM UM SISTEMA DE CONDICIONAMENTO DE AR AUTOMOTIVO Autor: RAFAEL PRUDENCIO SACSA DIAZ
Nº do Conteudo: 3707
Catalogação: 07/07/2003 Liberação: 07/07/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3707&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3707&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3707
Resumo:
A tecnologia automotiva moderna alcança progressos
consideráveis tanto no aspecto mecânico como funcional, com
esses avanços tecnológicos, o maior progresso foi feito na
estrutura dos automóveis e dos sistemas de ar condicionado.
O presente trabalho é desenvolvido considerando a
importância da utilização de gás refrigerante, já que se
tornou um assunto ambiental de grande importância pelo
fato de ter um papel na destruição da camada de ozônio.
Foi construída uma bancada experimental que consta de duas
câmaras isoladas para a colocação do equipamento,
instrumentos, dispositivos de medição e geração de
carga térmica, em seguida foi montado um condicionador de
ar automotivo composto por componentes originais do sistema
de condicionamento de ar de um automóvel para simular
funcionamentos, com a finalidade de avaliar os parâmetros
de funcionamento afetados quando são utilizadas diferentes
cargas de gás refrigerante.
Foram realizados testes controlando a temperatura e umidade
constantes no habitáculo automotivo (câmara 1), para
variações de temperatura na câmara (2), da vazão mássica no
sistema e variações de torque e velocidade, no sistema
motor - compressor, com diferentes quantidades de gás
refrigerante originando situações de insuficiência de
carga, carga adequada e sobre carga.
Para o controle da carga térmica dentro das câmaras foram
utilizados controladores de potência e um software
aplicativo. Os parâmetros de operação do equipamento foram
obtidos e arquivados mediante um sistema automático de
aquisição de dados.
Os resultados experimentais mostraram o comportamento real
do ciclo de refrigeração, a queda de pressão nas linhas de
descarga e de sucção, assim como no condensador e no
evaporador. Apresenta-se o sub-resfriamento do refrigerante
na saída do condensador bem como o superaquecimento na
sucção. Verifica-se uma tendência politrópica, no lugar do
processo isentrópico do ciclo ideal. Esta divergência
do ciclo faz com que a temperatura de descarga do
compressor (T2) seja elevada.
A carga de gás refrigerante exerce influência no desempenho
de um sistema de condicionamento de ar e os resultados do
presente trabalho concordaram bem com as expectativas
teóricas do problema considerado.