$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: INFLUÊNCIA DA FRAÇÃO DE MARTENSITA REVENIDA NA VIDA EM FADIGA DE UM AÇO ESTRUTURAL COM APLICAÇÕES EM SISTEMAS DE ANCORAGEM
Autor: MARCOS ALEX CARNEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS VENICIUS SOARES PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3699
Catalogação:  02/07/2003 Liberação: 02/07/2003 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3699&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3699&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3699

Resumo:
O grande potencial exploratório em águas profundas motiva a busca de um conhecimento tecnológico necessário para viabilizar a exploração e produção em alto mar. Paralelamente à busca de novas tecnologias de exploração e produção, a diminuição do risco de falha estrutural em unidades de exploração do tipo offshore tornou-se uma preocupação constante do setor, uma vez que falhas estruturais podem significar elevados custos decorrentes da utilização parcial de equipamentos, manutenção extemporânea, parada de produção, perdas materiais e, principalmente, perdas humanas e danos ao ecossistema. Este trabalho apresenta um estudo sobre a influência da quantidade de martensita revenida sobre a cinética de propagação da trinca de fadiga em aço estrutural do tipo grau R4, largamente utilizado em componentes estruturais para sistemas de ancoragem de unidades flutuantes do tipo offshore, sendo fabricados por meio de soldagem por centelhamento. Corpos de prova do tipo CT foram usinados a partir do material de base e do material de solda e submetidos a tratamentos térmicos de têmpera em diferentes temperaturas de austenitização, sendo submetidos a tratamentos de revenido em temperatura única. A fim de promover uma comparação com a condição microestrutural industrial, corpos de prova também foram usinados de elos de amarras após procedimentos industriais de soldagem por centelhamento, têmpera e revenido. Posteriormente, num total de cinco condições microestruturais, os corpos de prova foram ensaiados sob condições cíclicas de carregamento, objetivando a determinação das curvas de crescimento de trinca (a versus N and da/dN versus DK curves). Os resultados do desempenho em fadiga do material demonstram que a diminuição da quantidade de martensita revenida resultou no aumento da vida útil em fadiga do material, que a condição industrial está associada com a menor resistência à fadiga observada e que a vida em fadiga do material depende da posição de retirada do corpo de prova.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui