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Título: O LIVRO DIDÁTICO NO CONTEXTO ESCOLAR: CAMINHOS E DESCAMINHOS NA FORMAÇÃO DE LEITORES
Autor: DEBORA HAUBRICHS PORRAL AGUIAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LúCIA MARIA DA CRUZ FIDALGO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36762
Catalogação:  12/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36762@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36762

Resumo:
Este trabalho teve como objetivo analisar o livro didático, sua historicidade e ideologia, como instrumento pedagógico do ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental (mais especificamente relativos à prática alfabetizadora de letramento). Levanta questões relacionadas à práticas de incentivo à leitura como experiência prazerosa. Discute também concepções sobre ato de ler, conceitua a leitura e as relações da leitura literária na escola; O papel do professor valorizando, ou não, o acesso aos diferentes suportes de leitura; Analisa os gêneros presente em edições didáticas (pesquisadas) de ensino da Língua Portuguesa e propõe reflexões sobre caminhos para a formação de leitores. Roger Chartier indicou o quadro mais amplo do conceito aqui pesquisado, através do qual a leitura foi compreendida como uma prática cultural, realizada em diferentes suportes, sujeita a diferentes ―gestos, espaços e hábitos e, logo, sujeita a diferentes apropriações e avaliações, acentuando a impossibilidade de que ela seja abordada de forma abstrata, universal. Ao longo da pesquisa percebeu-se que o livro didático, apesar do discurso escolar/pedagógico sobre a necessidade de sua utilização, tradicionalmente entendido como sendo o instrumento quase exclusivo ao processo de apropriação da língua escrita, não apresenta um caminho determinante à aquisição de uma leitura competente além de, algumas edições pesquisadas representarem um desserviço à prática da leitura por prazer.

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