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Título: SER NA ERA DO TER: REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PAIS E FILHOS MEDIADAS PELO CONSUMO
Autor: URSULA BERCHTOLD
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  NUBIA DE OLIVEIRA SANTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36664
Catalogação:  08/02/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36664@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36664

Resumo:
Esta monografia faz uma reflexão sobre alguns comportamentos e falas que tenho observado e escutado em minha prática de professora da Educação Infantil, e que me levaram a pensar sobre a falta de tempo e de diálogo entre adultos e crianças, e os valores distorcidos da sociedade capitalista. Assim, o primeiro capítulo traz o sentimento de infância, as diferentes formas de olhar a criança através dos séculos e um breve retrato da criança contemporânea. O segundo capítulo trata da busca de um significado para a nossa sociedade capitalista e o que implica viver nela. O que é ser criança na era do ter, onde o ser transformou-se em secundário. O terceiro capítulo apresenta uma reflexão sobre a importância da brincadeira para a constituição da criança. Aborda a mudança na relação da criança com o brinquedo, o que talvez represente o atual lugar social onde esta se encontra; a maneira como ele reflete a sociedade contemporânea e que implicações isto poderia trazer para a formação da subjetividade da criança.

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