$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA ROBUSTA USANDO UMA ABORDAGEM ESPECTRAL ESTOCÁSTICA NÃO INTRUSIVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): NILTON ALEJANDRO CUELLAR LOYOLA

Colaborador(es):  IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - Orientador
ANDERSON PEREIRA - Coorientador
Número do Conteúdo: 36063
Catalogação:  11/01/2019 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36063@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36063@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36063

Resumo:
Este trabalho apresenta aplicações de métodos espectrais estocásticos para otimização topológica de estruturas na presença de incertezas. Esse procedimento, conhecido como otimização topológica robusta, minimiza uma combinação entre a média e o desvio padrão da função objetivo. Para tanto, uma expansão de caos polinomial não intrusiva é integrada a um algoritmo de otimização topológica para se calcular os dois primeiros momentos estatísticos da resposta do modelo mecânico. A fim de abordar as variabilidades na resposta estrutural, as incertezas são consideradas no carregamento e nas propriedades do material. Na formulação probabilística proposta, as incertezas são representadas como um conjunto de variáveis aleatórias (por exemplo, magnitudes e direções das cargas) ou como campos aleatórios (por exemplo, cargas distribuídas e propriedades do material). Um campo aleatório homogêneo não Gaussiano com uma função de distribuição marginal e covariância especificada é usado para representar as incertezas nas propriedades dos materiais, pois garante a sua admissibilidade física. A transformação não-linear sem memória de um campo Gaussiano homogêneo é usada para obter campos não Gaussianos. A expansão de Karhunen-Loève é empregada para fornecer uma representação do campo Gaussiano em termos de um número finito de variáveis aleatórias independentes. A quadratura de grade esparsa é empregada para reduzir o custo computacional no cálculo dos coeficientes da expansão do caos polinomial. Além disso, é mostrada uma previsão eficiente (isto é, com um baixo custo computacional) da resposta estrutural sob incertezas. A precisão e a aplicabilidade da metodologia proposta são demonstradas por meio de vários exemplos de otimização topológica de estruturas contínuas 2D. Os resultados obtidos estão em excelente concordância com as soluções obtidas pelo método de Monte Carlo. Finalmente, conclusões são apresentadas e possíveis extensões deste trabalho são propostas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui