XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: HQS: HISTÓRIAS QUE APROXIMAM Autor: CRISTIANA DE ALMEIDA FERNANDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA LÚCIA DOS SANTOS NOJIMA - ORIENTADOR
ANA CRISTINA DOS SANTOS MALFACINI - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35952
Catalogação: 28/12/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35952@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35952@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35952
Resumo:
Título: HQS: HISTÓRIAS QUE APROXIMAM Autor: CRISTIANA DE ALMEIDA FERNANDES
ANA CRISTINA DOS SANTOS MALFACINI - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35952
Catalogação: 28/12/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35952@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35952@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35952
Resumo:
As histórias em quadrinhos (HQs) são utilizadas como recurso paradidático há muito tempo. Com uma narrativa de fácil aceitação entre crianças e jovens, por conjugar harmonicamente linguagens verbais e não verbais, as HQs abarcam diversos princípios, dentre os quais o letramento. Contudo, persiste a evidência de que, na educação básica, há obstáculos para a aplicação desse instrumento, por mais que o MEC preconize sua utilização. Uma das premissas levantadas é que faltam instrução, treinamento e orientação
suficientes para o trabalho com HQs como prática pedagógica nas escolas. Outra é a que considera a práxis e as teorias oferecidas pelo Design como estando conjugadas a métodos já consagrados pela indústria e pelo mercado de quadrinhos. Sob o aspecto educativo, tem-se como premissa que as histórias em quadrinhos são reconhecidas não só pelos estudantes, mas também por professores e pelas diversas instâncias governamentais que cuidam da Educação. Assim, esta pesquisa foi direcionada à investigação de métodos de construção de quadrinhos em consonância com os aspectos narratológicos presentes na
construção das histórias do tipo problema-solução, como são realizadas no Design, com o objetivo de propor parâmetros para a instrumentalização de docentes e futuros professores no uso dos quadrinhos para o ensino. Trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza básica e com objetivo exploratório. Na tentativa de encorajar os professores envolvidos no projeto a construir HQs com seus alunos, foram realizadas experiências de desenvolvimento em vários setores da educação por meio de palestras, treinamentos e acompanhamentos. Os procedimentos seguiram para a criação de um estudo de caso, que
buscou, na troca com professores e alunos, novos meios para o ensino com a utilização dos quadrinhos. Foram realizadas entrevistas, registros de práticas, acesso a documentos e imersão no campo. Desenvolveu-se um método em que fosse possível realizar atividades de construção de quadrinhos em um curto período de tempo, calcado em quatro etapas projetuais à feição de um projeto de design. Tal iniciativa cumpriu o objetivo inicial da tese, que se direciona à elaboração de parâmetros para o trabalho com quadrinhos no ensino. A partir daí, seguiu-se para o desenvolvimento de um método de
instrumentalização para ser aplicado por qualquer professor, sobretudo por aquele que já
trabalha com adolescentes.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |