$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: INTERAÇÕES, SIGNIFICADOS E SENTIDOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Autor: ALECIR FRANCISCO DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
ALEXANDRE FARBIARZ - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 35950
Catalogação:  28/12/2018 Liberação: 28/12/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35950&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35950&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35950

Resumo:
A presente tese é um estudo acerca das aproximações e distanciamentos entre os campos do Design e da Educação a Distância (EaD) e uma análise sobre as concepções dos agentes da EaD (gestores, docentes, designers e designers instrucionais) acerca do que potencializa o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como suporte de significação e interação que media a relação educador-educando. Assumimos como marco teórico nesta pesquisa os conceitos de interação abordados por Jean Piaget e Lev Vygotsky e as concepções de Significados e Sentidos abordados por Mikhail Bakhtin. O foco analítico recai sobre as interseções possíveis entre esses dois campos e de modo particular sob a perspectiva da construção e configuração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Argumentamos na tese que as aproximações entre Design e Educação a Distância podem contribuir para o surgimento de novas práticas de ensino e favorecer a interação e a construção de sentidos em suportes e sistemas em situações de uso no contexto das comunidades de ensino-aprendizagem. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo geral compreender as concepções dos agentes da Educação a Distância acerca do que potencializa o Ambiente Virtual de Aprendizagem como suporte de significação e interação, sendo facilitador de práticas mediadoras na relação educador-educando. Sendo assim, presume-se que tais agentes da EaD são aqueles sujeitos envolvidos diretamente no planejamento, na execução e no acompanhamento de cursos na modalidade a distância, tais como gestores, docentes, designers, designers instrucionais, discentes, entre outros. Considera-se, assim, o campo da EaD como um segmento que tem despontado na contemporaneidade e demandado a incorporação de tecnologias digitais de informação e comunicação como recursos fundamentais para a expansão dessa modalidade de ensino. Trata-se de uma investigação conduzida pela pergunta que questiona quais as concepções dos agentes da Educação a Distância acerca do que potencializa o AVA como suporte de significação e interação. Em vista disso, por meio desta pesquisa, foi possível constatar que as instituições investigadas optam pelo uso de recursos comumente reconhecidos, demonstrando uma escassez de alternativas na produção e apropriação de novos AVAs no contexto de ensino do Design. Também foi possível reconhecer, por meio de nossa análise preliminar descritiva e comparativa, as potencialidades e limites em cinco ambientes virtuais de Ambientes Virtuais de Aprendizagem mais utilizados no mundo: Moodle, Blackboard, EDX, Cousera e Edmodo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui