INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: RECASAMENTO COM O EX-CÔNJUGE: UM PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO CONJUNTA DA RELAÇÃO CONJUGAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIA IGNEZ CARNEIRO DE AZEVEDO LIMEIRA

Colaborador(es):  TEREZINHA FERES CARNEIRO - Orientador
Número do Conteúdo: 35816
Catalogação:  11/12/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35816@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35816@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35816

Resumo:
O presente estudo teve como objetivo compreender, a partir do relato dos cônjuges, os principais fatores que contribuem para a reconstrução do relacionamento conjugal no recasamento com o ex-cônjuge. Baseou-se, sobretudo, na teoria triangular do amor (Sternberg, 1986) e na teoria do apego (Bowlby, 1988), aplicada a adultos (Johnson 2012b; Weiss 1976). Realizou-se uma pesquisa qualitativa com 12 sujeitos independentes, de camadas médias da população do Rio de Janeiro, heterossexuais, casados com o ex-cônjuge, com filhos em comum. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e, para análise dos resultados, utilizou-se o método de análise de conteúdo (Bardin, 2011), em sua vertente categorial. A partir das narrativas, emergiram quatro categorias de análise: período de separação; valores pessoais; níveis de mudança; e, atributos do amor. A primeira categoria foi desdobrada em três subcategorias: valeu a pena, fantasias x realidades e dando um tempo. A segunda, deu origem a duas: conceito sobre casamento e crenças religiosas. A terceira categoria foi desdobrada em duas subcategorias: expectativas, e atitudes e comportamentos. A quarta categoria deu origem a três: intimidade, paixão e decisão/compromisso. Os resultados sugerem que diferentes fatores, ao longo do tempo, contribuem para a reconstrução destes relacionamentos. O significado das vivências da separação, aliado à interação dos estilos de apego dos ex-cônjuges, reaproxima os ex-parceiros. Os valores pessoais têm um papel consolidador; funciona como parte do alicerce que sustenta a direção escolhida. A maior empatia pelo parceiro e séria disposição para assumir responsabilidades geram mudanças que confirmam o compromisso verdadeiro com a relação. O amor companheiro, reforçado por doação genuína, atua como uma proteção natural ao relacionamento, ao longo do tempo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui