INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO COMPUTADORIZADO PARA AVALIAR HABILIDADES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS: O JOGO DAS CARTAS MÁGICAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): EMMY UEHARA PIRES

Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
HELENICE CHARCHAT FICHMAN - Coorientador
Número do Conteúdo: 35687
Catalogação:  27/11/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35687@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35687@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35687

Resumo:
As funções executivas permitem ao indivíduo controlar e regular seus pensamentos e comportamentos para atingir uma meta. Devido sua grande relevância no cotidiano, ter medidas fidedignas para avaliá-las pode auxiliar na identificação e no tratamento de disfunções executivas em crianças. Para suprimir esta necessidade, elaborou-se o Jogo das Cartas Mágicas (JCM). Ele é um instrumento computadorizado com layout circense baseado na tarefa Dimensional Change Card Sort (DCCS) e é composto por três fases: cor (12 itens), forma (12 itens) e cor e forma (24 itens). Este trabalho teve como principal objetivo desenvolver um instrumento computadorizado para avaliar habilidades executivas e buscar evidências de validade em uma amostra de crianças de três a oito anos de idade matriculadas em escolas particulares da cidade do Rio de Janeiro. O projeto foi dividido em dois estudos pilotos e um estudo principal. Os resultados obtidos permitiram observar efeito principal nos fatores Fase, Idade e Sexo, além de interação Fase x Idade. Houve evidência de validade convergente entre o acerto total com as medidas Span inverso e Tarefa de Fluência Verbal. O JCM mostrouse sensível às mudanças ao longo do desenvolvimento. No entato, estudos futuros são necessários para maior aprimoramento do instrumento e investigação de outros aspectos, tais como validade clínica, confiabilidade teste-reteste e normatização.

Descrição Arquivo
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui