$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DISTRIBUIÇÃO ALTITUDINAL DA FAMÍLIA ARECACEAE NO PARQUE NACIONAL DO PICO DA NEBLINA, AMAZÔNIA -BRASIL
Autor: FELIPE MENDES CRONEMBERGER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROGERIO RIBEIRO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
EDITH BERCHTOLD - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 35677
Catalogação:  26/11/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35677@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35677

Resumo:
As palmeiras são encontradas em todos ambientes da floresta Amazônica, ocorrem da margem de igarapés aos afloramentos rochosos mais altos. Esta plasticidade ecológica aliada à morfologia característica da família faz perceptível sua presença na paisagem. O trabalho em sua totalidade teve como objetivo descrever a distribuição espacial da família Arecaceae ao longo da Serra da Neblina – AM, conceituando seus habitas, delimitação de suas ocorrências e padrões de distribuição populacional. Estas são observações possíveis somente em campo, que aliadas à metodologia e ferramentas tecnológicas dão origem a um inventario especifico da família para a região. Sendo assim, a metodologia desenvolvida em campo foi o dimensionamento de 19 unidades amostrais, com tamanhos variados, em picadas já abertas georreferenciadas com GPS. Foram identificadas 13 espécies de palmeiras na área, porém, em função de seus hábitos, apenas 9 são abordadas no trabalho. Os dados coletados foram riqueza de espécies, freqüência ao longo da altitude, densidade, abundância, diversidade e similaridade. Os resultados em síntese evidenciam que a dominância ao longo do gradiente altitudinal é variável, com tudo, os nichos e as espécies que neles ocorrem são perfeitamente delimitados. As maiores abundâncias de palmeiras ocorrem em platôs situados a 800-2100 m de altitude, caracterizando o ambiente de floresta de palmeiras. Entre todas as espécies destacam-se Socratea exorrhiza por sua frequência, ocorrendo de 90-1500 m de altitude, Bactris hirta pela maior densidade e abundancia em todos os ambientes e Euterpe catinga por sua dominância na floresta alto Montana.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui