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Título: SOBRE RESTOS E TRAPOS: DISCURSOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: STEPHANIE KAROLINE KRUGER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CRISTINA LACLETTE PORTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35362
Catalogação:  10/10/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35362@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35362

Resumo:
O presente estudo tem por finalidade tratar de questões referentes ao imaginário enquanto caminho e possibilidade de expressão das crianças na Educação Infantil com a natureza. Parte de uma conceituação mais ampla sobre a constituição da imaginação criadora, segundo Vygotsky, para refletir como ela se manifesta no ato de desenhar.Também recorri aos estudos de Piorski sobre brinquedos de chão, aqueles originados da natureza. A pesquisa busca sistematizar alguns eventos ocorridos no cotidiano de minha prática como professora, sobretudo, relacionados à observação de uma menina que, com doçura e simplicidade, me mostrou um universo de possibilidades de olhar para o mundo. Seu encanto por elementos da natureza me despertou e me fez refletir sobre o lugar que estes elementos vêm ocupando na rotina das instituições e na formação dos professores.

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