INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESAFIOS DO MAGISTÉRIO: A COCONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM MICROCENAS NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ADRIANA RODRIGUES DE ABREU

Colaborador(es):  ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - Orientador
Número do Conteúdo: 35194
Catalogação:  24/09/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35194@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35194@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35194

Resumo:
Esta pesquisa investiga microcenas narrativas produzidas em um Grupo de Discussão por quatro professores de diferentes disciplinas da Educação Básica, no momento em que os participantes tematizam questões importantes para o trabalho docente, sobretudo, àquelas relacionadas aos desafios do magistério. Inserido na área de Linguística Aplicada, o estudo tem por objetivo analisar como ocorre a coconstrução das identidades profissionais dos professores que emergem em microcenas narrativas, bem como investigar os discursos avaliativos realizados pelos participantes na reconstrução de suas identidades profissionais. A arquitetura teórica conjuga abordagens estruturais (LABOV; WALETZKY, 1967; LABOV, 1972) e interacionais (MOITA LOPES, 2001; BASTOS, 2004, 2005; DE FINA, 2008) para análise da narrativa, assim como entrelaça estudos sociológicos (BAUMAN, 2005; HALL, 2005; GIDDENS, 1999, 2002) à perspectiva socioconstrucionista de identidade (BUCHOLTZ; HALL, 2003, 2005; MOITA LOPES, 2002, 2003). Para alcançar os objetivos propostos, a perspectiva metodológica qualitativa e interpretativa (DENZIN; LINCOLN, 2006) de cunho etnográfico foi utilizada, com foco em uma interação produzida ao longo de um Grupo de Discussão. Os resultados indicam que: (i) os participantes avaliam suas experiências docentes a partir dos desafios que enfrentam em sala de aula; (ii) os docentes constroem narrativas de sofrimento que reforçam suas dificuldades em lidar com os desafios da profissão, mas, por outro lado, reforçam seus desejos de lutar e permanecer no magistério, apesar de tais desafios; (iii) os professores constroem múltiplas identidades profissionais coletivas em distintos momentos da interação, evidenciando o engajamento e a cooperação para o desenvolvimento de suas histórias e; (iv) os elementos avaliativos são constitutivos do processo de construção das identidades profissionais dos professores.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui