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Título: IMAGENS DA RESISTÊNCIA NEGRA NO BRASIL:UM OLHAR DA HISTÓRIA PARA ALÉM DE PALMARES: ANÁLISE DA RESISTÊNCIA NEGRA NO CINEMA DE FICÇÃO E NÃO-FICÇÃO
Autor: CARLA SCHUSTER DAMASCENO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIEL MESQUITA PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35162
Catalogação:  20/09/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35162@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35162

Resumo:
Este trabalho aborda o tema da resistência negra em filmes de ficção e não-ficção para além das fugas e formações dos quilombos à época da escravidão, partindo da análise da revisão historiográfica feita por autores a partir dos anos 80 no Brasil. O ponto principal de análise é a atenção às ações medianas e intermediárias ocorridas na relação entre senhores e escravos, e possibilidades de negociação e protesto percebidas e forjadas pelos negros no interior do sistema escravista. Essas ações intermediárias serão analisadas dentro das tramas e no depoimento de entrevistados dos filmes escolhidos: Quilombo (Carlos Diegues, 1984), Chico Rei (Walter Lima Jr., 1995), e nos documentários Abolição (Zózimo Bulbul, 1988), História da Resistência Negra no Brasil (José Carlos Asbeg, 2006) e Brasil: uma história inconveniente, produzido pela BBC (Phil Grabsky, 2000). Através da análise, o trabalho identifica possibilidades de representação da resistência para além do mito do herói negro destemido, apontando novas perspectivas para o audiovisual contemporâneo.

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