$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ROENDO UM OSSO DURO: UMA NOVA ANÁLISE PARA AS CONSTRUÇÕES TOUGH E OUTRAS ESTRUTURAS COM OBJETO LACUNADO
Autor: ISABEL LESLIE ROSE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CILENE APARECIDA NUNES RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35142
Catalogação:  19/09/2018 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35142@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35142@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35142

Resumo:
As denominadas construções tough (tough constructions - TCs), como John is easy to please, apresentam o formato superficial [SD COPULA Adj VInf], tendo como característica distintiva o fato de que o SD (sintagma determinante), sujeito do predicado, é interpretado como objeto lógico do verbo no infinitivo. Muitos estudos teóricos examinaram a sintaxe dessa estrutura e as relações semânticas tecidas a partir dela, mas até o momento nenhuma teoria explica de forma satisfatória as TCs e estruturas relacionadas, com objeto lacunado, como pretty predicates, gapped degree phrases e ready predicates. Os objetivos desta dissertação são: (a) discutir, à luz dos dados, as diferentes propostas teóricas para TCs e construções relacionadas, buscando sistematizar nosso conhecimento atual sobre a gramática dessas construções em inglês e em algumas línguas românicas, como o francês, o espanhol, e o romeno; (b) apresentar uma nova abordagem teórica, construída a partir da negação das premissas adotadas em estudos anteriores, sugerindo que, em TCs e estruturas relacionadas, a formação do predicado envolva nominalização e adjunção de projeções máximas, resultando em estruturas simétricas. Na análise proposta, o elo semântico entre o sujeito sintático do predicado e o objeto lógico do verbo no infinitivo se realiza na Forma Lógica, em função da estrutura argumental do verbo nominalizado e da categoria do adjetivo concatenado simetricamente. A modelagem teórica apresentada permite unificar TCs, pretty predicates, gapped degree phrases e ready predicates, propondo que essas construções compartilham os processos de nominalização e de adjunção de projeções máximas, diferenciando-se nas relações semânticas entre seus elementos. Permite também uma explicação mais adequada para o comportamento de for phrases e para o fato de que apenas as TCs (e algumas gapped degree phrases) aparecem em posição prenominal, com uso atributivo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui