$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: EFEITOS DOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE E GERAÇÕES NA INTENÇÃO DE COMPRA DE PRODUTOS TURÍSTICOS POR MEIO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS DURANTE VIAGENS
Autor: ROBERTO PESSOA DE QUEIROZ FALCAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34996
Catalogação:  04/09/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34996@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34996@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34996

Resumo:
Apesar do acentuado crescimento do uso de dispositivos móveis no contexto de viagens, muitas lacunas de pesquisa ainda estão presentes. A tese se propõe a medir a influência dos traços de personalidade (introversão, abertura a experiências, instabilidade emocional, necessidade de excitação) sobre os construtos dos modelos de aceitação de tecnologia (utilidade percebida, facilidade percebida de uso, confiança e risco percebidos), além da conectividade ubíqua percebida. Buscou-se também verificar os possíveis efeitos de moderação das gerações sobre algums relações do modelo proposto com equações estruturais. Uma fase qualitativa exploratória foi conduzida com 15 entrevistados, que forneceram indicações para composição de uma survey aplicada a 912 respondentes. Na amostra da geração X (N igual a 587), a abertura a experiências apresentou efeito significativo sobre a utilidade utilidade percebida e risco. Já a necessidade de excitação apresentou efeito significativo sobre a confiança. Tanto a utilidade apresentou efeito significativo sobre a atitude, quanto também a facilidade de uso, a confiança e a conectividade ubíqua percebida. A conectividade ubíqua percebida também apresentou efeito significativo sobre a utilidade e sobre a facilidade de uso percebida. Já a atitude apresentou efeito significativo sobre a intenção de compra. Como resultados da amostra da geração Y (N igual a 312), dos traços de personalidade, apenas a necessidade de excitação apresentou efeito significativo sobre a confiança. Semelhante à amostra da geração X, tanto a utilidade apresentou efeito significativo sobre a atitude, quanto também sobre a facilidade de uso e confiança. Na geração Y, a conectividade ubíqua percebida também apresentou efeito significativo sobre a utilidade e sobre a facilidade de uso percebida, assim como a atitude apresentou efeito significativo sobre a intenção de compra. Foi verificado efeito moderador significativo das gerações sobre algumas das relações propostas no modelo principal e nos modelos alternativos. Os traços de personalidade não se mostraram como antecedentes tão cruciais para se prever relações com os construtos de adoção de tecnologia (facilidade de uso, utilidade confiança e risco), atitude e intenção de compra. No entanto a conectividade ubíqua e o efeito das gerações sobre alguns elementos da compra via dispositivos móveis, parecem ser elementos importante para serem incluídos em análises gerenciais que venham a ser realizada no contexto dos turismo mediado por dispositivos móveis.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui