$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ABERTURA AO MISTÉRIO DE DEUS E REVELAÇÃO SALVÍFICA EM W. PANNENBERG: EM JESUS CRISTO A HISTÓRIA HUMANA SE ELEVA AO DIVINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ROMILDO HENRIQUES PINAS

Colaborador(es):  MARIO DE FRANCA MIRANDA - Orientador
Número do Conteúdo: 34987
Catalogação:  03/09/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34987@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34987@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34987

Resumo:
O presente estudo procura refletir a problemática da relação ser humano e Deus no pensamento de Wolfhart Pannenberg. Para a elaboração do trabalho foram consideradas duas temáticas de grande relevância no autor mencionado: a antropologia e a história. A primeira parte se encarrega em apresentar os fundamentos antropológicos da dimensão religiosa. Para isso foi importante compreender o conceito de pessoa, de sujeito e de liberdade em nosso autor. Em Pannenberg, o tema da abertura caracteriza uma antropologia que não se fecha diante do puro imanente, mas se coloca frente ao infinito mistério de Deus. O ser humano é aquele que transcende a sua finitude e se abre ao infinito. A noção de imagem e semelhança de Deus oferece bases para uma leitura teológica da antropologia. A segunda parte trabalha o tema da revelação como história no contexto judaico - cristão. Conforme o teólogo alemão a revelação se dá de forma indireta através dos acontecimentos históricos. Nesse sentido a primeira parte se harmoniza com a segunda, pois somente se pode falar de história se consideramos o ser humano como seu protagonista. É na história humana que Deus se revela como criador, libertador e salvador da humanidade. O ápice da revelação se dá em Jesus Cristo, pois nele ela chega ao seu ponto final. Jesus já é de forma proléptica o que acontecerá com todo ser humano. A sua ressurreição antecipa a esperança futura reservada a cada pessoa. Em conformidade com o que foi afirmado, a escatologia se faz muito importante para o teólogo luterano. É nela que acontecerá o desfecho final da história humana, chamado por ele de fim da história. Jesus Cristo é o centro unificador desse futuro, em que haverá uma perfeita harmonia entre passado, presente e futuro no presente eterno de Deus. A realização final da pessoa será a eterna participação do amor divino, da trindade. Amor já manifestado pelo Pai desde o início da criação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE ABREVIATURAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui