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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MODELOS DE SIMULAÇÃO E DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA APLICADOS NA ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS NA LINHA 4 DO SISTEMA METROVIÁRIO DO RIO DE JANEIRO Autor: LUIZ EDUARDO COTTA MONTEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34630
Catalogação: 01/08/2018 Liberação: 01/08/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34630&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34630&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34630
Resumo:
Título: MODELOS DE SIMULAÇÃO E DE PROGRAMAÇÃO MATEMÁTICA APLICADOS NA ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS NA LINHA 4 DO SISTEMA METROVIÁRIO DO RIO DE JANEIRO Autor: LUIZ EDUARDO COTTA MONTEIRO
Nº do Conteudo: 34630
Catalogação: 01/08/2018 Liberação: 01/08/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34630&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34630&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34630
Resumo:
Os sistemas metroviários desempenham um importante papel no transporte
de passageiros nos grandes centros urbanos por sua alta capacidade de transporte,
seu baixo índice poluente e por serem relativamente livres de congestionamentos.
O headway - intervalo entre os trens – é uma importante variável no planejamento
do serviço pois influencia na capacidade oferecida e no custo de operação. Este
trabalho desenvolve um modelo de simulação de eventos discretos aplicado na
análise da estrutura, capacidade e funcionamento da Linha 4 do sistema
metroviário do Rio de Janeiro, sendo realizados experimentos com diferentes
tempos de headway de forma a medir e avaliar o desempenho do sistema no
atendimento à demanda prevista. Desenvolve-se um modelo de programação
linear inteira mista (MIP) com o objetivo de encontrar valores ótimos de headway
para a sua operação. Os modelos consideram as restrições de capacidade dos
trens, tempos de deslocamento e a demanda dinâmica dos passageiros em cada
estação. São utilizados dados do Estudo de Demanda para a Linha 4 (FGV, 2011)
com a previsão de demanda para o período de pico da manhã do ano de 2016. O
trabalho permite concluir que o dimensionamento da capacidade da Linha 4 do
metrô atende com eficiência a demanda projetada para o ano de 2016 e que os
modelos de simulação e otimização desenvolvidos podem ser adaptados e
utilizados no apoio ao planejamento e operação de outros sistemas metroviários.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |