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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DESIGN NA LEITURA: UMA POSSIBILIDADE DE MEDIAÇÃO ENTRE O JOVEM E A LEITURA LITERÁRIA Autor: MAIRA GONCALVES LACERDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34614
Catalogação: 31/07/2018 Liberação: 31/07/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34614&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34614&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34614
Resumo:
Título: DESIGN NA LEITURA: UMA POSSIBILIDADE DE MEDIAÇÃO ENTRE O JOVEM E A LEITURA LITERÁRIA Autor: MAIRA GONCALVES LACERDA
IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34614
Catalogação: 31/07/2018 Liberação: 31/07/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34614&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34614&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34614
Resumo:
A literatura possui um potencial humanizador, capaz de possibilitar ao leitor o conhecimento de si próprio e do mundo, com especial relevância para o jovem leitor, que está em processo de formação da sua subjetividade. Contudo, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil constata um movimento de afastamento entre o jovem e a leitura literária. Identificando o Design como mediador de leitura e possível aliado no processo de aproximação entre o público juvenil e os livros de literatura, busca-se nesta dissertação um entendimento dos lugares do Design no mercado editorial contemporâneo e nas políticas públicas de fomento à leitura, por meio da análise quantitativa e qualitativa de livros formadores do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). A categorização organizada, a partir dos conceitos de Linden, Haslam e Lupton e Phillips, compõe um panorama das relações entre conteúdo textual e imagético nos livros para jovens e relaciona a presença de elementos do Design à valorização da fruição do leitor e ao diálogo entre as diversas linguagens do objeto-livro. Ao constatar que a maioria dos livros não considera o lugar social do jovem leitor e não explora as possibilidades oferecidas pelo Design, propõe-se uma política de Design na Leitura, configurada como atividade projetual de vocação interdisciplinar que entende o leitor enquanto instância cultural e social, visando não apenas contribuir para a consolidação do Design como campo interdisciplinar junto às políticas públicas de fomento à leitura, como também para um projeto de formação continuada do magistério.