$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: SOBRE O INTELECTO E SUA RELAÇÃO COM O CARÁTER EM SCHOPENHAUER
Autor: LIVIA RIBEIRO LINS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 34423
Catalogação:  16/07/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34423@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.34423

Resumo:
O intelecto, manifestação da vontade peculiar ao reino animal, de acordo com Schopenhauer, é o produtor das representações, o responsável pela apreensão do mundo pelo sujeito cognoscente. Ele ocupa uma posição secundária, subordinado à vontade e frequentemente empregado nos meios para satisfazer as necessidades impostas por ela. Pelo intelecto o indivíduo é capaz de conhecer e o conhecimento pode ser continuamente modificado na medida em que surgem novas experiências. Não apenas o conhecimento do mundo exterior, mas a consciência de si mesmo é tarefa do intelecto. O caráter individual, inato e imutável, pode se tornar conhecido depois das ações realizadas. Ao observar suas atitudes em certas situações, um indivíduo passa a conhecer seu caráter e a previsão das ações futuras torna-se possível, já que existe a tendência do indivíduo reagir da mesma forma caso o mesmo motivo se apresente. Com o conhecimento da própria individualidade, o intelecto pode formular representações abstratas a fim de direcionar as ações para a utilização de meios diferentes dos que foram empregados anteriormente. Imaginando as consequências para determinados atos, um indivíduo pode agir de outra forma para chegar ao que quer. Diante da impossibilidade de mudança no caráter, o intelecto mostra-se como um fator de grande importância na produção das ações dos indivíduos em seu curso de vida. Busco compreender, neste trabalho, o papel desempenhado pelo intelecto na produção das ações humanas, por sua proporção em relação à vontade ou ao fornecer motivos capazes de direcionar o indivíduo a agir de diferentes formas na busca por seus fins.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui