$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: QUANDO O ALUNO SE TORNA PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS DA UFRJ (1976-1989)
Autor: GUSTAVO DA MOTTA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ORIENTADOR
PATRICIA COELHO DA COSTA - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 33973
Catalogação:  24/05/2018 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33973@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33973@2

Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo principal analisar as trajetórias profissionais de docentes da Escola de Educação Física Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD) recém-egressos da graduação em seus primeiros anos de atuação na docência superior nesta instituição. O recorte demarcado entre 1976 e 1980, justifica-se por ser 1976 o ano posterior ao da formatura de uma das primeiras turmas do novo currículo da EEFD e 1980 como ano final, pelo fato desse ano marcar o início da pós-graduação stricto sensu (no nível de mestrado). A elaboração de tal estudo exigiu a localização, classificação, transcrição e interpretação de fontes como o Regimento da EEFD de 1972, as atas de Congregação e de Conselho Departamental, outros documentos oficiais e os depoimentos de seis professores. O estudo foi divido em três capítulos: o primeiro apresenta o programa institucional da EEFD e os concursos de ingresso dos professores; o segundo analisa a entrada dos professores entrevistados no quadro docente da EEFD e o último investiga o relato dos professores sobre a prática e o processo de declínio do programa institucional. Os resultados demonstraram a importância do programa institucional nas trajetórias pessoais, acadêmicas e profissionais dos sujeitos investigados, destacando-se a influência na construção de suas identidades profissionais. A capacidade que eles tiveram de criticar a própria formação e de colocar em prática o que pretendiam na disciplina com a qual se identificavam, expressou como esses âmbitos se misturam. Em seus relatos, os professores ingressantes no final da década de 1970 demonstraram um olhar crítico para o trabalho dos professores mais antigos e, com relação ao próprio grupo, percebeu-se uma relação saudosista e permeada por um sentimento de trabalho coletivo, como se a década de 1980 tivesse sido a prova de fogo para todos eles.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui