XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CONHECENDO A VISÃO SOCIOAMBIENTAL DE ESTUDANTES ATRAVÉS DA IMAGEM: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PÚBLICA Autor: CAMILA GOMES RAMOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33627
Catalogação: 17/04/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33627@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33627@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33627
Resumo:
Título: CONHECENDO A VISÃO SOCIOAMBIENTAL DE ESTUDANTES ATRAVÉS DA IMAGEM: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA PÚBLICA Autor: CAMILA GOMES RAMOS
Nº do Conteudo: 33627
Catalogação: 17/04/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33627@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33627@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33627
Resumo:
Vivemos um momento de crise e necessitamos urgentemente de novas saídas para garantirmos a vida de tudo que existe neste planeta. A escola é um espaço fundamental na formação de sujeitos comprometidos com a vida na Terra e a Arte dentro desse processo apresenta um enorme potencial para quebrarmos paradigmas. A motivação inicial desta monografia está relacionada à prática docente da pesquisadora, atuando como arte-educadora em escolas localizadas no norte do estado do Rio de Janeiro quando buscou compreender a concepção socioambiental de jovens do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Rio das Ostras/RJ - Brasil. Inicialmente foi realizado um estudo dos caminhos percorridos pela Educação Ambiental e a Arte-Educação nas últimas décadas entre nós. Apoiou-se em abordagens qualitativas, configurando-se como um estudo de caso. Utilizou como instrumentos de coleta de dados: um questionário, desenhos e fotografias produzidas pelos estudantes. Na análise das respostas e da produção visual dos alunos pudemos constatar que os estudantes demonstraram abertura e interesse em propostas relacionadas à questão socioambiental. Os resultados apontam para a importância da Arte como um caminho para repensar a importância da Educação Ambiental estar inserida de maneira efetiva no processo educativo dos estudantes e na formação de professores.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |