XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SUSPENSE E SURPRESA: A REPRESENTAÇÃO DOS TRANSTORNOS MENTAIS EM TRÊS FILMES DE ALFRED HITCHCOCK Autor: JULIA MOURA DURO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANGELUCCIA BERNARDES HABERT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33286
Catalogação: 15/03/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33286&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33286
Resumo:
Título: SUSPENSE E SURPRESA: A REPRESENTAÇÃO DOS TRANSTORNOS MENTAIS EM TRÊS FILMES DE ALFRED HITCHCOCK Autor: JULIA MOURA DURO
Nº do Conteudo: 33286
Catalogação: 15/03/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33286&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33286
Resumo:
Este projeto de pesquisa busca identificar a forma como o cineasta inglês Alfred Hitchcock escolheu representar personagens com transtornos mentais em três de seus filmes, dois da década de 40 e um de 1960. Tendo como principal base o estudo de Sigmund Freud sobre transtornos mentais, foi realizada uma leitura aprofundada de cenas a fim de identificar como foi feita a representação da neurose, da perversão e da psicose nos três personagens principais dos filmes de Hitchcock. As obras de Martin Marcel, Gilles Deleuze e David Bordwell foram utilizadas de forma a observar os aspectos técnicos utilizados pelo diretor a fim de ressaltar as características dos transtornos. As obras de Paul Duncan, Donald Spoto, Stephen Rebello e a longa entrevista de Truffaut com Hitchcock serviram como base para conhecer a vida e obra do diretor e os motivos que o levaram a se tornar conhecido como o mestre do suspense.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |