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Coleção Digital
Título: DIAGNÓSTICO DA DEMORA NO PROCESSO DE PROTEÇÃO DE MARCA NO BRASIL E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O MARKETING DAS EMPRESAS Autor: MARIA CLARA DIAS CARNEIRO DA CUNHA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCUS WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32828
Catalogação: 30/01/2018 Liberação: 01/02/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32828@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32828@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32828
Resumo:
Título: DIAGNÓSTICO DA DEMORA NO PROCESSO DE PROTEÇÃO DE MARCA NO BRASIL E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O MARKETING DAS EMPRESAS Autor: MARIA CLARA DIAS CARNEIRO DA CUNHA
Nº do Conteudo: 32828
Catalogação: 30/01/2018 Liberação: 01/02/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32828@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32828@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32828
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo analisar a demora no processo de proteção de marcas no Brasil pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) por dois conjuntos de atores importantes nesse processo: os escritórios de marcas e patentes que requerem o registro das marcas, representando seus clientes, pessoas físicas ou jurídicas, e o próprio INPI, órgão responsável pela efetiva proteção das marcas. Os problemas levantados a partir de entrevistas pessoais ou por e-mail foram compilados para que fosse possível ter uma visão global das barreiras e dificuldades encontradas em tal processo. Por fim, os problemas levantados foram analisados como possíveis barreiras ao marketing de empresas que procuram registrar suas marcas no Brasil e foram apresentadas propostas para a evitação e a mitigação desses problemas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |