XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O LUGAR DA CRIANÇA NA ESCOLA: AS MANIFESTAÇÕES INFANTIS E A BUSCA POR UMA PEDAGOGIA DA ESCUTA Autor: TATIANE RIBEIRO SOBRINHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA LEONOR PIO BORGES DE TOLEDO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32752
Catalogação: 22/01/2018 Liberação: 22/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32752&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32752
Resumo:
Título: O LUGAR DA CRIANÇA NA ESCOLA: AS MANIFESTAÇÕES INFANTIS E A BUSCA POR UMA PEDAGOGIA DA ESCUTA Autor: TATIANE RIBEIRO SOBRINHO
Nº do Conteudo: 32752
Catalogação: 22/01/2018 Liberação: 22/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32752&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32752
Resumo:
Essa monografia tem como objetivo discutir o lugar da criança dentro da escola, revelando sua potência enquanto sujeito e afirmando o seu protagonismo no cotidiano da Educação Infantil. Através das relações entre infância e cultura e do brincar, buscou-se construir uma concepção de criança sujeito, que se apropria do meio em que vive e contribui para ele através de suas manifestações. A partir desta concepção, o texto apresenta a pedagogia da escuta como prática que procura tornar visível as aprendizagens das crianças, concedendo aos professores e também a escola, novos papeis e novas concepções. Dialogando com a prática e embasada em autores como Daniela Guimarães, Angela Borba, Vigotsky, William Corsaro e Carla Rinaldi, a monografia discute a importância do olhar sensível para as crianças.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |