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Coleção Digital
Título: A PROPOSTA PEDAGÓGICA IMPRESSA E A PROPOSTA PRATICADA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ROBERTA MENDES DA COSTA MARTINS
Colaborador(es): REJANE BRANDÃO SIQUEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 32715
Catalogação: 17/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32715@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32715
Resumo:
Título: A PROPOSTA PEDAGÓGICA IMPRESSA E A PROPOSTA PRATICADA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ROBERTA MENDES DA COSTA MARTINS
Colaborador(es): REJANE BRANDÃO SIQUEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 32715
Catalogação: 17/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32715@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32715
Resumo:
A Educação Infantil foi legitimada enquanto dever do estado e direito das crianças com a Constituição de 1988 representando uma valiosa contribuição na garantia dos direitos das crianças. Partindo deste princípio buscamos fundamentar essa reflexão traçando o contexto histórico da educação infantil com recortes na época escravista e o surgimento da Roda dos Expostos para compor a construção do olhar para as crianças pequenas e assim apresentar como se concebeu a creche no Brasil. No decorrer da pesquisa apresentamos alguns artigos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/ 2009 que compõe a natureza da proposta pedagógica para as instituições de educação infantil, além das contribuições de Kramer, Corsino, Kishimoto e Veiga sobre currículo, proposta e planejamento. Refletir sobre o papel da proposta pedagógica e sua articulação na prática cotidiana da Educação Infantil é o objetivo a que se propõe o presente trabalho. A proposta pedagógica de uma instituição é o documento que apresenta a identidade da instituição, reunindo suas bases teóricas e fundamentação para as práticas então realizadas. A reflexão se concretiza com a análise da proposta pedagógica de uma instituição privada e a observação das rotinas diárias a fim de identificar como ocorria a sua concretização na prática.
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