INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DIREITOS HUMANOS EM SALA DE AULA: A COMPREENSÃO DE PROFESSORES SOBRE A ALIANÇA ENTRE AS SUAS DISCIPLINAS ESCOLARES E A EDH
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DIEGO CORREA LIMA DE AGUIAR DIAS

Colaborador(es):  MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA - Orientador
VERA MARIA FERRAO CANDAU - Coorientador
Número do Conteúdo: 32243
Catalogação:  05/12/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32243@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32243@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32243

Resumo:
Este trabalho buscou oferecer uma contribuição para a educação em direitos humanos (EDH). Para isso, tentou somar às pesquisas anteriores, ao captar a percepção de educadores já sensibilizados para o campo, e não de atores da comunidade escolar eventualmente distanciados do tema. Partindo de uma abordagem qualitativa de pesquisa, selecionaram-se quatorze professores de variadas disciplinas escolares e uma pedagoga, com os quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Buscou-se apreender, sobretudo, quais seriam, na percepção deles, as articulações possíveis entre as suas respectivas disciplinas e a EDH, assim como de que maneira eles as colocariam em prática. O material obtido foi analisado por meio do software Atlas.ti, à luz dos referenciais teórico-metodológicos da EDH (ANDRADE e LUCINDA, 2011; ARAÚJO, 2013; CANDAU e SACAVINO, 2010, entre outros), bem como de documentos internacionais e nacionais que versam sobre a matéria. Entre outros resultados, verificaram-se algumas possibilidades de articulação temática entre as disciplinas e a EDH, especialmente sob a perspectiva temática de classe, raça e gênero. Além disso, notou-se que a construção dessas pontes depende muito mais de uma contextualização vetorizada pela EDH do que de determinados conteúdos programáticos. No que se refere às práticas pedagógicas, observou-se um movimento de fuga da dinâmica escolar tradicional, tendo sido relatadas alternativas metodológicas especialmente marcadas pela arte. Por fim, foram indicados vários desafios à tarefa de educar em direitos humanos, tais como a conjuntura política atual, as condições precárias de exercício do magistério e a cultura escolar, com especial destaque para o perfil da equipe pedagógica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui