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Título: HISTÓRIA, MEMÓRIA E TRADIÇÃO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DOS CONSUMIDORES
Autor: MARINA PETRUS TANNURI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 31155
Catalogação:  23/08/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31155@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31155@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31155

Resumo:
Nos últimos anos, os temas História, Memória e Tradição vêm sendo utilizados estrategicamente pelas organizações como forma de fortalecer a marca e a identidade das empresas no mercado; de contribuir para a gestão de uma melhor comunicação interna e externa; e de desenvolver mecanismos que viabilizem o autoconhecimento da organização por meio do resgate de processos, princípios e valores empresariais. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva estudar quais significados os consumidores percebem no uso dos temas história, memória e tradição pelo discurso publicitário veiculado na mídia de massa brasileira. Para tal, foram realizados dois grupos de foco, com o total de nove sujeitos cada, tendo os dados sido tratados com técnicas de análise de conteúdo. O resultado do estudo mostra que o discurso dos consumidores sobre o tema é marcado mais pela reflexão sobre a credibilidade dos anúncios do que por traços de nostalgia. Finalmente, a conciliação entre a tradição e a inovação foi considerada positiva pelos sujeitos pesquisados.

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