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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: BOLSA FAMÍLIA E AS SUAS CONDICIONALIDADES: ANÁLISE DAS MOTIVAÇÕES PARA EVASÃO E INFREQUÊNCIA ESCOLAR NA VIDA DOS ADOLESCENTES Autor: BARBARA DA SILVA LUCAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VALERIA PEREIRA BASTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30694
Catalogação: 26/07/2017 Liberação: 28/07/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30694&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30694&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30694
Resumo:
Título: BOLSA FAMÍLIA E AS SUAS CONDICIONALIDADES: ANÁLISE DAS MOTIVAÇÕES PARA EVASÃO E INFREQUÊNCIA ESCOLAR NA VIDA DOS ADOLESCENTES Autor: BARBARA DA SILVA LUCAS
Nº do Conteudo: 30694
Catalogação: 26/07/2017 Liberação: 28/07/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30694&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30694&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30694
Resumo:
O presente trabalho tem por finalidade a análise das principais motivações para a evasão e/ou infrequência escolar de alunos do projeto Aluno Presente no bairro de Magalhães Bastos entre janeiro de 2014 a julho de 2016, pois como a não permanência na escola reflete diretamente na condicionalidade do Programa Bolsa Família e a desistência pela escolarização se configura como principal motivação para a desvinculação do jovem da garantia do benefício, nos sentimos instigadas a conhecer melhor a questão, a fim de entender quais são os reais entraves do processo e verificar se existem algumas alternativas para reversão do quadro. Para complementar à análise, buscamos ouvir uma diretora da rede municipal de educação, no sentido de verificar quais são as suas impressões sobre o espaço escolar e seus sujeitos na busca de compreender se a escola cria obstáculos ou facilidades para manter seus alunos, e quais as estratégias efetivadas com as famílias que vivenciam a questão diante dessa condicionalidade, pois o que é direito acaba por vezes por se constituir como um fator cerceador na garantia de direitos aos beneficiários da política de assistência social.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |