$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: GERENCIAMENTO DE PROJETOS E O GUIA PMBOK
Autor: MARILIA BARBOSA VIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CLAUDIA DUARTE SOARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30403
Catalogação:  29/06/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30403@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30403@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30403

Resumo:
O PMI é um instituto reconhecido mundialmente, voltado para a área de Gerenciamento de Projetos. Ele desenvolve guias e padrões que apresentam técnicas e ferramentas para gerar os melhores resultados em projetos. O guia mais famoso e vendido é o PMBOK; ele é divido em 10 áreas diferentes com as suas respectivas atividades. É de se imaginar que por ter bastante credibilidade, este guia é seguido à risca, entretanto, não é o que é apontado em uma pesquisa feita por Mangelli (2013), onde foi descoberto um baixo uso do Guia PMBOK. Com isso, o presente estudo visa identificar os motivos que levam ao baixo uso deste guia. Este trabalho apresenta uma pesquisa exploratória e qualitativa, onde sete pessoas foram entrevistadas, todas elas com experiência em gerenciamento de projetos com atuação no mercado de Óleo e Gás na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados apresentaram que de fato o Guia PMBOK é muito conhecido no mercado de gerenciamento de projetos e que o uso do mesmo ocorre de duas formas, de maneira formal e informal. Além disso, as práticas mais usadas identificadas neste trabalho diferem do que foi encontrado por Mangelli (2013). Outro achado deste trabalho foi a percepção de que o Guia PMBOK não é de fácil aplicação, é automatizado, mecanizado, quadrado e que suas práticas são confusas e detalhadas. Além disso, também foi possível perceber a predominância da experiência perante os conhecimentos do guia. Por fim, foi identificado que os certificados emitidos pelo PMI não são vistos como um diferencial na carreira, eles são valorizados para pessoas em início de carreira, mas para os profissionais mais estabelecidos e com experiência, eles não fazem tanta diferença para o crescimento profissional.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui