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Coleção Digital
Título: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DA PROFISSIONALIDADE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: DAS EXIGÊNCIAS FORMAIS À PESSOALIDADE Autor: JACQUELINE LIDIANE DE SOUZA PRAIS
JULIANA IRANI VILLANUEVA DOS REIS
DANIEL GUERRINI
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 30324
Catalogação: 20/06/2017 Liberação: 20/06/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30324@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30324
Resumo:
Título: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DA PROFISSIONALIDADE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: DAS EXIGÊNCIAS FORMAIS À PESSOALIDADE Autor: JACQUELINE LIDIANE DE SOUZA PRAIS
Nº do Conteudo: 30324
Catalogação: 20/06/2017 Liberação: 20/06/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30324@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30324
Resumo:
Este trabalho aborda o papel da escola e do trabalho pedagógico na Educação Especial, destacando o conceito de profissionalidade docente nessa modalidade de ensino. Nessa perspectiva, apresenta e analisa os discursos pedagógicos de professores que atuam na Escola de Educação Básica na modalidade de Educação Especial acerca de seu trabalho docente junto aos alunos com deficiência. Para tanto, emprega a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo como metodologia de pesquisa, com aplicação de questionários como instrumento de coleta de dados empíricos. Dentre os resultados, destaca que, diante da sua prática pedagógica, os professores participantes da pesquisa elencaram aspectos de suas relações privadas como requisitos necessários para atuação nessa modalidade de ensino, o que os distancia das exigências formais da constituição de uma profissionalidade docente. Espera-se oferecer uma contribuição ao campo temático do trabalho docente na Educação Especial e o trabalho pedagógico na educação de pessoas com deficiência.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |