$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E DA PROFISSIONALIDADE NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: DAS EXIGÊNCIAS FORMAIS À PESSOALIDADE
Autor: JACQUELINE LIDIANE DE SOUZA PRAIS
JULIANA IRANI VILLANUEVA DOS REIS
DANIEL GUERRINI
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 30324
Catalogação:  20/06/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30324@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.30324

Resumo:
Este trabalho aborda o papel da escola e do trabalho pedagógico na Educação Especial, destacando o conceito de profissionalidade docente nessa modalidade de ensino. Nessa perspectiva, apresenta e analisa os discursos pedagógicos de professores que atuam na Escola de Educação Básica na modalidade de Educação Especial acerca de seu trabalho docente junto aos alunos com deficiência. Para tanto, emprega a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo como metodologia de pesquisa, com aplicação de questionários como instrumento de coleta de dados empíricos. Dentre os resultados, destaca que, diante da sua prática pedagógica, os professores participantes da pesquisa elencaram aspectos de suas relações privadas como requisitos necessários para atuação nessa modalidade de ensino, o que os distancia das exigências formais da constituição de uma profissionalidade docente. Espera-se oferecer uma contribuição ao campo temático do trabalho docente na Educação Especial e o trabalho pedagógico na educação de pessoas com deficiência.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui