INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A ELABORAÇÃO DE PEDIDOS EM E-MAILS EM AMBIENTE ACADÊMICO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE PL2E
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VANESSA FREITAS DA SILVA

Colaborador(es):  ROSA MARINA DE BRITO MEYER - Orientador
ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - Coorientador
Número do Conteúdo: 30178
Catalogação:  01/06/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30178@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30178@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30178

Resumo:
Esta pesquisa consiste em uma investigação sobre o ato de fala pedido em e-mails em ambiente acadêmico. Baseando-se em conceitos da Pragmática, da Sociolinguística Interacional e do Interculturalismo, analisam-se pedidos encaminhados por estudantes brasileiros de graduação e de pós-graduação a diferentes professores. A análise preliminar dos e-mails envolve a identificação dos atos principais e a categorização dos pedidos segundo uma escala de diretividade. Em seguida, a pesquisa propõe-se a identificar as estratégias predominantes utilizadas para a elaboração de pedidos, verificar como pedidos de diferentes graus de imposição se relacionam com o grau de diretividade empregado e com elementos mitigadores para a preservação da face e investigar como as escolhas dos estudantes podem ser influenciadas por fatores culturais. Após a análise de dados, é apresentada uma proposta pedagógica com aplicabilidade em sala de aula de português para estrangeiros a fim de estimular a reflexão sobre a importância de se considerar a competência intercultural como um objetivo pedagógico. Por fim, os resultados desta pesquisa podem servir como subsídio para professores que desejem trabalhar com ato de fala pedido, conferindo especial atenção à relação entre diversidade cultural e aprendizagem de uma língua, e para futuras pesquisas que tenham como objetivo investigar se há diferenças no modo como falantes nativos e aprendizes de português fazem pedidos por meio de e-mails em ambiente acadêmico.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui