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Título: SEXUALIDADE E IDENTIDADE DE GÊNERO EM DEBATE NA AULA DE HISTÓRIA: POR QUE NÃO?
Autor: ANA CLAUDIA TEIXEIRA DE LIMA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30052
Catalogação:  23/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30052@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30052

Resumo:
O presente trabalho se propõe a pensar a aula de História como adequada e propensa para problematizar e debater sexualidade e identidade de gênero. Pois, considerando-as como construções sociais datadas a partir do século XVII nas sociedades ocidentais, elas são de interesse da nossa disciplina, uma vez que um dos principais objetivos dela é fazer os alunos perceberem a historicidade de concepções, mentalidades, práticas e relações sociais em diversas experiências vividas pela humanidade. Entretanto, para que elas sejam debatidas é importante que os professores conheçam as diferenças e dominem os processos de construção dos dois casos, assim como tenham noções de quem são os sujeitos LGBTs. Para verificar isso, foram realizadas entrevistas com professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro com o objetivo de identificar se eles dominam o tema para abordá-lo em sala de aula.

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