INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: LITERATURA EM TEMPOS EXPRESSOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALINE LEAL FERNANDES BARBOSA

Colaborador(es):  VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - Orientador
Número do Conteúdo: 30017
Catalogação:  18/05/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30017@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30017@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30017

Resumo:
O objeto livro, que tem ocupado um lugar canônico desde a invenção de Gutenberg, vem passando por uma revolução nos últimos anos em virtude da expansão dos meios audiovisuais e da tecnologia digital. A princípio encarada com certa resistência, a interação entre os textos impressos e as telas tem-se mostrado em alguns casos profícua - se não para o produto intelectual pelo menos para o bem de consumo - ou no mínimo inevitável. As transformações ocorrem em ritmo cada vez mais acelerado, e movimentos são feitos em direção à dessacralização do livro e à expansão das práticas de leitura. Assiste-se ao surgimento de um novo tipo de bem cultural, que já nasce com o intuito de se expandir por várias esferas do mercado de bens culturais e do entretenimento, por vezes deslocando o livro da posição de destaque, que outrora ocupava, ao inseri-lo em uma cadeia multiplicadora. Nesse processo de deslizamento e intercâmbio podem ser verificadas algumas mudanças na esfera cultural, a saber: alterações na hierarquia dos produtos culturais, maior aproximação entre mercado editorial e audiovisual, o produto transmidiático e o escritor multimídia. Tendo como base esse panorama contemporâneo, pretende-se analisar o lugar ocupado pela literatura em função da expansão do mercado de bens culturais, da hegemonia do audiovisual e dos novos canais de circulação dos textos surgidos com as tecnologias digitais. Para discutir essa questão, toma-se como objeto a coleção Amores Expressos, produzida pela RT Features e editada pela Companhia das Letras, que se caracteriza como um projeto transmidiático, em consonância com uma sociedade marcadamente audiovisual, mercadológica e expressa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui