INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CONCEITOS TECNO-LÓGICOS COMO CONTEÚDO NO ENSINO DO DESIGN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): EDWARD BERMUDEZ MACIAS

Colaborador(es):  RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador
Número do Conteúdo: 29393
Catalogação:  14/03/2017 Idioma(s):  ESPANHOL - MEXICO

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29393@1
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29393@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29393

Resumo:
A tecnologia representa um conjunto complexo de conhecimentos, onde a sua diversidade é pouco ou nulamente refletida no planejamento curricular, com mínima evidência de seu uso no desenvolvimento de projetos além do instrumen-tal. No entanto, o design é cada vez mais um fator determinante entre os possíveis desenvolvimentos tecnológicos e sua relação com as necessidades, valores e ex-pectativas sociais. Assim, a partir dos resultados de um estudo exploratório sobre a presença de conhecimento teórico da tecnologia em projetos de design que fo-ram investigadas nas interpretações da literatura do termo tecnologia, bem como a natureza e classificação dos seus conhecimentos, estabelecendo sua relação com o design. Posteriormente, uma análise da situação atual do projeto de ensino e tec-nologia, nos permite compreender como tal conhecimento é usado como conteúdo, e que fatores estão sendo investigados particularmente para aqueles que, por seu caráter abstrato e mais perto da teoria, podem ser chamados concei-tos. Armados com categorias que refletem a grande diversidade, foi desenvolvi-do um estudo de caso representativo do ensino de conhecimentos tecnológicos em programas de design universitários no México, com possibilidade de generaliza-ção para América Latina. As provas obtidas permitiram contrastar os achados na literatura, e oferecer a partir da realidade uma série de conceitos emergentes que contribuíram para sintetizar os temas que influenciam o ensino de tecnologia em design: se ensina a partir das interpretações existentes do design e tecnologia, se age dentro dos limites da situação de ensino, e se transforma o ensino de tecnolo-gia por conta da prática profissional real. A investigação em geral, por seu caráter exploratório, abre novas perspectivas para o estudo do ensino do design, da rela-ção entre design e tecnologia, e da formalização teórica para o design. Errata e atualizações disponíveis em: http://bit.ly/Edward_Bermudez

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui