$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: CAMPO SEMÂNTICO E USOS DOS VERBOS COLOCAR, BOTAR E PÔR NO PORTUGUÊS DO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE PL2E
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MONICA DE FREITAS FRIAS CHAVES

Colaborador(es):  ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - Orientador
Número do Conteúdo: 29145
Catalogação:  15/02/2017 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29145@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29145@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29145

Resumo:
A presente monografia, como o título Campo semântico e usos dos verbos colocar, botar e pôr no português do Brasil: uma contribuição ao ensino de PL2E sugere, investiga o campo semântico dos verbos colocar, botar e pôr, levando em conta o emprego que nativos do português do Brasil fazem desses verbos em diferentes contextos de fala. A presente investigação se insere numa perspectiva funcionalista que partindo da observação de uma interação verbal real busca extrair a estrutura (a língua). Adotamos o modelo teórico da Gramática Funcional do Discurso, desenvolvido por Hengeveld, uma vez que este adota um modelo de sistema de língua que se insere em uma teoria de interação verbal mais ampla, cujo objetivo é descrever as regras de funcionamento da língua em uso. Isso possibilita organizar a análise da língua em camadas (ou níveis) que se desdobram até o nível do discurso. Nesse contexto de investigação, o intuito é observar em quais contextos extralinguísticos os falantes escolhem (no eixo paradigmático) cada um desses verbos. Almejamos, com esse estudo, auxiliar à descrição das estruturas nas quais tais verbos aparecem em enunciados do português brasileiro, bem como expor como o falante, ao organizar sua fala para expressar o que pretende comunicar, efetivamente faz uso desses verbos. A partir desse estudo, esperamos ajudar na elaboração de condições que tornem o aluno estrangeiro capaz de se comunicar com o mínimo de ruído possível. O objetivo primeiro é torná-lo capaz de perceber as diferentes escolhas verbais feitas pelo falante nativo e, assim, capaz de interpretar corretamente aquilo que ouve ou lê. Mais ainda, ajudá-lo a fazer escolhas lexicais que se aproximem o máximo possível das escolhas de um falante nativo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui