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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: RECONHECIMENTO DE PADRÕES APLICADO NA AUTENTICAÇÃO DE QUADROS DE ARTE Autor: GUILHERME NOBREGA TEIXEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RAUL QUEIROZ FEITOSA - ORIENTADOR
SIDNEI PACIORNIK - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 2912
Catalogação: 29/08/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2912&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2912&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2912
Resumo:
Formato DC | MARC |
Título: RECONHECIMENTO DE PADRÕES APLICADO NA AUTENTICAÇÃO DE QUADROS DE ARTE Autor: GUILHERME NOBREGA TEIXEIRA
SIDNEI PACIORNIK - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 2912
Catalogação: 29/08/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2912&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2912&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2912
Resumo:
Assinaturas e caligrafias foram utilizadas durante décadas
como uma marca característica de cada indivíduo. Por trás
dos métodos utilizados para reconhecer estas
caracterísitcas está o fato que toda pessoa possui seu
próprio jeito de mover a mão enquanto escreve. Sendo assim
é razoável pensar que cada pintor tem uma maneira própria
de atacar a tela de pintura com o seu pincel, deixando
assim um padrão pessoal de acidentes geométricos, que
poderiam ser utilizados para identificá-lo.A partir desse
principio surge a idéia de aplicar visão computacional para
reconhecer padrões específicos de cada pintor que poderiam
ser utilizados no processo de autenticar quadros de arte.
A dissertação aqui descrita apresenta os resultados de uma
pesquisa que objetiva o desenvolvimento de um método para
definir a autenticidade de quadros de arte. Um novo
procedimento para segmentação de pinceladas em um quadro
juntamente com uma nova técnica de medição de textura para
capturar as assinaturas nas pinceladas é proposto. Além
disso, o trabalho investiga a utilização de métodos não-
paramétricos de classificação, para discriminar entre
potenciais pintores. O método proposto é avaliado com um
conjunto de experimentos cujo objetivo é discriminar entre
dois pintores brasileiros muito conhecidos: Portinari e
Bianco.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |