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Coleção Digital

Avançada


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Título: TRADIÇÃO E NOSTALGIA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO BRASILEIRO
Autor: VIVIANE SUZANO MEDEIROS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28466
Catalogação:  20/12/2016 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28466@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28466@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28466

Resumo:
No atual contexto de consumo, marcado pela globalização e por rápidas e sucessivas inovações tecnológicas que reduziram o ciclo de vida dos produtos, os indivíduos têm uma vida cada vez mais estressante e atribulada. Nesse contexto, as empresas têm feito uso em suas campanhas de comunicação do sentimento de nostalgia, definido como uma valorização positiva do passado em relação ao presente, baseado na lembrança de uma época mais calma e segura. Entretanto, no Brasil, a pesquisa sobre esse tema se mostra escassa e representa oportunidade de desenvolvimento na área de marketing. Assim, esse trabalho tem o objetivo de identificar traços de tradição e nostalgia no discurso publicitário brasileiro baseado nas teorias de marketing nostálgico e retro-branding.

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